Por Trás do Style Market com Erica Matusita

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Por Trás do Style Market com Erica Matusita

- Lifestyle - Moda - Tudo

À nosso convite, nossa colab Rosa Zaborowksy, do blog Lolla, inaugura a tag Por Trás, que promete explorar os bastidores das marcas e e-shops que estão na nossa curadoria especial. O primeiro e-commerce a abrir as portas para nós é o Stylemarket. Numa casinha charmosa em uma vilinha no Itaim, Erica Matusita, founder da loja online, nos recebeu e conversou com a gente. A entrevista completa você acompanha abaixo. Com as palavras, Rosa…

Eu sou super compradora de internet. Quem segue o Lolla, sabe que eu curto muito dar dicas e indicar lojas e achados de quem empreende na web. Adoro, principalmente, os e-commerces que se propõem a oferecer alguma coisa fora do padrão que a gente já conhece. Por mais competitivo que seja o mercado online de moda, sempre tem espaço para quem pensa fora da caixinha e consegue fazer um mix de marcas e apostas interessantes. Acho que é isso que o Style Market faz de um jeito despretensioso, trabalhando com marcas premium e outras mais comerciais – mas não menos desejo!

curadoria de produtos do site é super high low, acertiva e eu sempre quis conhecer quem estava por trás, ainda mais depois que li uma entrevista da Erica Matusita contando sobre o desenvolvimento do novo layout do site - me identifico com quem leva o look and feel do que faz tão a sério, tanto que quase não consegue lidar quando as coisas não estão ideais.

Entrevistei a Eri para o Lolla em mais uma parceria incrível com o iLovee, o resultado você vê abaixo:

Erica Matusita no Style Market

SHOP THE LOOK

Rosa: Como você foi parar no mundo do ecommerce?

Eri: Trabalhei por 15 anos no mercado financeiro, só em bancos estrangeiros. Em 2010, pedi demissão sem saber exatamente o que ia fazer, com planos de tirar um período sabático, mas na mesma época fui convidada para ser sócia na editora e produtora cultural Arte Ensaio, especializada em livros de arte e infantil, onde fiquei 2 anos e me envolvi em diversos projetos de moda. Quando decidi deixar a editora, tomei coragem e arrisquei empreender na cena fashion. Para decidir em que segmento atuar, pesquisei, analisei mercado e, principalmente, contei com a ajuda de uma profissional de branding. Entendi que, para aquele momento de mercado e seguindo o modelo comercial que eu acreditava e queria trabalhar, a internet era o caminho.

R: Qual é a proposta do Style Market e como as marcas acreditaram nela?

E: Nosso modelo principal de trabalho sempre foi baseado na parceria e nossa máxima é a de que ninguém cresce sozinho. As marcas menores que estão e sempre estiveram com a gente apostaram em um site pequeno e despretensioso, onde o importante é o cliente – damos importância à forma como comunicamos, o cuidado de como apresentamos os produtos e marcas, o carinho que tratamos cada compradora. Tudo isso conta! Nos consideramos representantes das marcas e fazer um trabalho consistente é fundamental para elas apostarem e entrarem no projeto. Esse é o nosso modelo desde o início e raramente tivemos qualquer empecilho com essa proposta, pelo contrário, a maioria das nossas parcerias com marcas pequenas foram felizes e abriram portas em outros e-commerces para elas, e isso me deixa superorgulhosa! As marcas mais consagradas vieram depois e foram elas mesmas que nos procuraram e ofereceram parceria conosco, também apostando no formato de trabalho do SM.

Erica Matusita no Style Market

SHOP ACHADOS

R: Esse é um mercado supercompetitivo. Os primeiros clientes vieram da onde?

E: O Style Market completa 4 anos em 2017, ou seja, vivemos o boom do instagram e a rede social foi um canal muito importante para conquistarmos os primeiros clientes.

R: Por que empreender?

E: Tinha vontade de ter meu próprio negócio como alternativa àquela minha insana vida profissional corporativa (experiência que, mesmo com seus desafios, julgo importante e completamente válida pra quem vai empreender). O Style Market surgiu por duas razões: a primeira, claro, foi pelo desejo de trabalhar com algo que me identifico tanto que é a moda e a segunda para suprir um gap que eu, particularmente, como cliente de e-commerces, sentia existir, que era de um site menos mecânico que mostrasse ser alimentado por pessoas, para pessoas e que, por outro lado, saísse do óbvio na hora de vender no cuidado com o cliente…

R: Tem algum lado negativo em ser empreendedora?

E: Infelizmente, vivemos em um país que não estimula o empreendedorismo. Encontramos sérias dificuldades e barreiras para desenvolver o negócio.

R: Dá para apontar peças emblemáticas do Style Market? Quais?

E: Todos os produtos que lançamos e viraram tendência como as bolsas colombianas, os óculos Spektre e os tops da Hype It em 2013. Todos foram superimportantes pra gente, pois eram apostas muito acertadas de produtos.

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SHOP ACHADOS

R: Qual foi o momento mais incrível do seu business até agora?

E: É sempre incrível quando digo que trabalho no Style Market e pergunto se a pessoa conhece o site e ela responde: ‘Nossa! É óbvio que conheço o Style Market, é super conhecido!’. Mas, um momento bacana que rolou no ano passado, foi quando um dos nossos concorrentes mandou uma pesquisa para alguns clientes e, dentre as questões, eles perguntavam o que os fazia optar por comprar no SM ao invés do tal e-shop. Bem depois da tal pesquisa, eles passaram a vender marcas menores, que eram apostas nossas e investir em outras estratégias que sempre apostamos, como parcelamentos longos, entre outras coisas. Acho esse um reconhecimento incrível.

R: E quais as melhores e as piores parte do seu business?

E: A melhor parte é receber um elogio de um cliente falando do nosso atendimento e que ela está realizada com a compra. Eu amo quando a cliente se sente linda, se identifica com o nosso trabalho e fica simplesmente feliz e satisfeita, acho gratificante e enche muito o coração de quem trabalha com comércio. A pior parte é depender de serviços de logística no Brasil para entrega e o excesso de burocracia na administração de uma empresa.

R: À frente do Style Market, você acha que conseguiu entender um pouco mais porque as mulheres amam shopping?

E: Sempre consumi moda e sempre entendi o amor pelo shopping como um lado importante da personalidade feminina. Se sentir bonita e feliz com o seu estilo e look não pode ser um pecado…

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SHOP THE LOOK

R: Me lembro de uma entrevista em que você fala do look and feel do site e toda a mudança de layout que tinha acabado de rolar. O design e a estética são essenciais pra mim, a ponto de me desconcentrar e não conseguir sair do lugar se as coisas não estão boas como deveriam. Com você também é assim?

E: Também, sou mega exigente com o conteúdo e layout do site. O maravilhoso é que minha equipe também é assim… O site tem que ter que comunicar nosso propósito de forma clara, coerente e eficiente, pois é o nosso principal contato com o cliente. Trabalhamos com design clean, imagens bem feitas dos produtos e descrição completa.

R: Conta como é um dia típico na sua rotina?

E: Quando você é empreendedor não existe rotina e nem dia típico. Os desafios são diários! Eu simplesmente preciso de disciplina para equilibrar o trabalho com a minha vida pessoal, pois caso contrário o Style Market consome 24 horas do meu dia.

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Agora um pouquinho de chat-chat…

Seus designers brasileiros favoritos:

E: Sou fã da coerência da marca Cris Barros. As coleções têm um conceito incrível e temas elaborados, com detalhes únicos que deixando a mulher sempre elegante e feminina. Também adoro a GIG Couture, que tem feito um trabalho cada vez mais rico de tramas e materiais com o tricot como base.

A grande tendência do inverno:

E: Aposto nas jaquetas estilo bomber e no veludo cotelê, popularmente conhecido como veludo molhado.

Um role model:

E: Eu gosto muito da história e trajetória da Sophia Amoruso, da Nasty Gal.

Restaurante favorito em São Paulo:

E: Ando superapaixonada pelo menu e ambiente do Chou, em Pinheiros, meu bairro!

A melhor viagem:

E: Bali, sempre Bali.

SHOP ACHADOS DO STYLE MARKET

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